21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

A data tem grande importância para o combate ao preconceito e luta pela garantia dos direitos de pessoas com deficiência.


No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982, como uma grande oportunidade para se refletir sobre a importância da inclusão social, e o que, como sociedade podemos fazer para garanti-la. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser considerado também o dia da árvore, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 milhões de pessoas (quase 24% da população brasileira) têm algum tipo de deficiência. Segundo a Lei      Nº 13.146/15, é considerada pessoa com deficiência, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Mesmo o Brasil possuindo uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia legal de direitos, muito pouco se reverte em ações práticas. Por isso, as Entidades Filantrópicas têm papel fundamental em auxiliar a pessoa com deficiência a desenvolver suas competências e ainda, divulgar para a sociedade a importância da inclusão social. A ACORDE, aqui de São Carlos, é um bom exemplo de Entidade que luta diariamente para garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Sobre a Instituição

A Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional, a ACORDE, é uma Entidade sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na cidade de São Carlos em prol da pessoa com deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo. Localizada na rua Victorio Bonucci, 1385, no Jardim Tangará, atende atualmente 64 alunos entre adultos e crianças que contam com educação especial, nutricionista, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, aulas de arte e dança; tudo oferecido gratuitamente. Mas para que todo esse trabalho seja mantido, a ACORDE depende da ajuda da população de São Carlos.

Convite Especial

A ACORDE convida a todos a conhecerem a Entidade e ver de perto tudo o que é oferecido aos seus atendidos.

Participe das campanhas da ACORDE e seja um contribuinte!

Quando a ACORDE ligar, diga “SIM!” – dessa forma, você contribuirá para o bem estar de dezenas de pessoas que dependem da ACORDE diariamente. Ajude a mudar vidas!

Para saber mais, ligue para a Central de Doações da ACORDE: (16) 3501-1988.

ACORDE – Presente em sua vida!

0 respostas

Deixe um comentário


Deixe uma resposta